sexta-feira, março 17, 2017

Insultos do século passado!

Quando a expressão ‘comunista’ for um insulto igual ao de ‘fascista’, então os pratos da balança estarão equilibrados e podemos começar a falar de política. Até lá convém fazer uma desintoxicação semelhante à que se utiliza para as drogas pesadas ou para o alcoolismo. Em ambos os casos há esperança mas não há garantia de cura.

Eu fui de certo modo bafejado pela sorte, não bebo nem fumo e vacinei-me desde tenra idade contra a propaganda oficial. Leio pouco, evito os best-sellers, no cinema evito os óscares e na televisão vejo o Belenenses sem comentários. É uma receita caseira, útil e acessível a todas as bolsas.

Feito este preâmbulo podemos concluir que estamos muito longe de atingir aquele nirvana. O comunismo continua a ser tolerado e até bem visto enquanto fascismo e fascista continuam a ser ofensas que fazem mossa.

Pois bem, e a terapia começa aqui, a pergunta que nos fazemos é esta: - mas qual é a diferença (para quem insulta) entre um comunista e um fascista?! Dito de outra maneira: - o que é que há de bom ou mau num comunista que não se encontre num fascista?! 

Da resposta a esta questão depende muito o estado de saúde mental em que nos encontramos. É uma espécie de termómetro que mede os avanços da cura ou pelo contrário as recaídas na doença.



Saudações monárquicas


Nota básica: Nesta terapia ajudava muito se a Constituição tratasse de igual modo a direita e a esquerda, a extrema-direita e a extrema-esquerda.

Sem comentários: