quinta-feira, setembro 29, 2016

Iguais aos gregos!

Escrevi há tempos um postal que titulei – ‘piores que os gregos’ – pela simples razão de que enfermando de todos os males da actual Grécia ainda não tínhamos sido campeões da Europa de futebol. Mas fomos entretanto e por isso é justo corrigir a comparação e negarmos aquilo que durante tanto tempo foi o discurso oficial – ‘que nós não éramos a Grécia’! Mas somos, pois tal como a Grécia andamos a martelar as contas do défice há mais de quinze anos à custa, imagine-se, da sustentabilidade da Caixa Geral de Depósitos! Enganando assim toda a gente, especialmente os portugueses que agora vão ter que repor o dinheirinho que os sucessivos governos de lá tiraram. Isto é público e infelizmente é apenas a ponta do iceberg.

Verdade se diga que Passos Coelho é o menos culpado nesta história, coube-lhe apenas o papel de bom aluno, pois o grande ponta de lança destas e doutras aldrabices, a serem verdade as notícias veiculadas pelos jornais, tem sede no Largo do Rato. A rataria do costume. Extraordinário, e aqui superamos a Grécia, é que nem mesmo assim conseguimos cumprir o défice!

Porém onde as parecenças a cada dia que passa mais se acentuam é na forma de governo! Na Grécia a extrema-esquerda está no poder e faz de conta que governa com o único objectivo de se manter no poder. Em Portugal, a extrema-esquerda também manda e também faz tudo para continuar no poleiro. A única diferença é que manda por interposta pessoa, e nesse sentido tenho que emendar o título deste postal para ser justo com os gregos: – de facto somos piores que os gregos. Mais sonsos e muito menos corajosos.



Saudações monárquicas

Sem comentários: