domingo, junho 19, 2016

Pão e circo!

Li no Correio da Manhã a coluna de João Pereira Coutinho onde este justificava a ‘doença da bola’ (que sofremos) com a situação política social e económica em que vivemos. Concordo com a justificação mas é preciso inscrever mais qualquer coisa no diagnóstico. Em primeiro lugar deve dizer-se que a doença é perigosa sendo portanto necessário denunciar a origem. Não basta dizer, e transcrevo: – ‘É a expressão de um país acabrunhado que só encontra nas chuteiras uma causa – e um sentido’!*

É preciso descer um pouco mais fundo. Precisamos de denunciar quem ganha com esta doença, quem está interessado em perpetuá-la. Para mim não restam dúvidas: - este estado de coisas interessa sobremaneira ao regime e aos seus apaniguados. Do mais alto funcionário do estado ao mais baixo nenhum tem interesse em combater a doença. Ela é a garantia de que tudo continuará na mesma. E se o assunto vem à baila encontram maneira de o explicar na base de um patriotismo espontâneo comparável ao que acontece noutros países europeus! Não é verdade. Os outros países europeus também gostam de futebol mas não andam a reboque das chuteiras. Têm outras prioridades, desenvolvem-se, crescem, e fazem-no sem dívidas que não possam pagar. Por cá há sempre dinheiro para alimentar a febre da bola.

Nesta altura recordo o que ouvi dizer sobre os últimos dias de Bizâncio! Com os turcos já perto das suas muralhas os bizantinos continuavam a matar o tempo a jogar. Os partidos políticos estavam reduzidos a dois - o partido das quadrigas azuis e o partido das quadrigas verdes! 'Partidos' que discutiam numa corrida a sorte do império. Que ruiu fragorosamente como todos sabemos.



Saudações monárquicas


* CM de 18/06/2016 

Sem comentários: