sexta-feira, julho 03, 2015

Os mortos pelos vivos!

Confesso que não consigo alcançar esta catarse colectiva, este culto sem sentido, esta trasladação excessiva que se apoderou de Eusébio, e que faz de Eusébio aquilo que ele não pode ser! O próprio na sua simplicidade não compreenderia este aparato! E quem o quiser compreender terá inevitávelmente que desenterrar outras razões.
O estado de orfandade em que o país se encontra, o desnorte, a substituição de valores, serão razões mais ou menos visíveis. Quanto às invisíveis posso dizer alguma coisa:

Eusébio é afinal um símbolo do Portugal pluricontinental, um português que nasceu no ultramar, que alinhou pela selecção nacional, e essa circunstância, essa memória traída, também estarão (dissimuladamente) presentes nesta homenagem. E isso até posso compreender.

Agora o que não compreendo é o aproveitamento político que se fez e que se faz da figura de Eusébio. Aproveitamento que se resume numa pergunta: - Que faz Eusébio no Panteão da república?! Não haverá um local onde todos os portugueses, sejam ou não republicanos, o possam recordar?! 

Sem comentários: