segunda-feira, março 09, 2015

Pior do que isto…

Está na moda compararmos tudo com a Grécia mas isto aqui, o Portugal de hoje, é incomparável! No pior sentido do termo. Não me fica bem dizer mal da Pátria mas fechar os olhos, fingir que vamos no bom caminho também não é solução. Há uma doença infantil e uma esperteza saloia que misturadas transformam tudo numa intragável mistela. Há uma intelectualidade bacoca que arruína todas as ideias. Exemplos ao acaso, sem ordem nem grandeza:

Comecemos pelos dias mundiais 'não sei de quê'!
Ora bem, é visível que os dias internacionais são o máximo para as nossas elites de esquerda! E justificam, amplamente, que os dias nacionais que representaram algo de palpável na nossa história, e que por azar coincidam no calendário, sejam remetidos para o ecoponto! O dia da independência nacional menorizado pelo dia da Sida; o dia de São João de Deus, santo português que inspirou hospitais e misericórdias, substituído pelo dia internacional da mulher não se sabendo ao certo se é a maternidade ou a igualdade dos sexos que se quer celebrar! Veja-se em abono da dúvida o atleta Nelson Évora, recente medalhado no triplo salto, de saltos altos em ridícula homenagem, presumo, aos saltos altos!

Entretanto a intriga prossegue na televisão. Num dos canais pontifica Marcelo Rebelo de Sousa, eminência parda do regime, um católico republicano (!), incansável doutrinador, incansável na sua ambição, administrador perpétuo da Casa de Bragança, bens privados que Salazar nacionalizou, pois bem, Marcelo dá conselhos a Costa enquanto vergasta correligionários! Passos Coelho pelos seus pecados fiscais, Cavaco pela desvalorização do facto. E assim vai tecendo a sua candidatura à presidência da república. Seria a cereja no topo do bolo! A quarta república revisitada por um afilhado de Marcelo Caetano!

E termino com mais um sintoma preocupante! Não lhe quero chamar intelectualidade, que não existe, talvez infantilidade seja o termo apropriado. É assim – o último festival da Eurovisão foi ganho por uma mulher com barba. Pois bem, a RTP não quer ficar atrás e responde com uma concorrente octogenária. O que é que tem de mal?! Nada. Não convém contrariar as crianças, podem fazer birra.


Saudações monárquicas  

Sem comentários: