sábado, fevereiro 07, 2015

Quando a geopolítica reaparece…

Uma longa maré cheia de sonhos e promessas, também de aviltamentos e traições, escondeu a dura rocha onde assenta a secular política europeia! E nós esquecemo-nos disso. 

Foi essa maré alta que propiciou a ideia de uma união benigna, do sul ao norte, de leste a oeste, que juntasse nos mesmos termos, no mesmo clube, várias europas, com tantas diferenças e tantas aspirações! O atlantismo de uns e a polaridade oriental de outros, o frio que obriga a trabalhar com o sol que proporciona o lazer! E cada um dividia aquilo que tinha a mais com os outros! O paraíso reinventado!

Uma quimera que fez o seu caminho, iludiu muita gente, e abriu espaço inclusivé para uma moeda única. Mas não nos esqueçamos, foi também o cavalo de Tróia onde se emboscaram todas as baixezas, naturais egoísmos, e como não podia deixar de ser, alguns delírios napoleónicos!

A maré vaza, porém, sempre acontece e com ela reapareceram os velhos rochedos esquecidos - antigas afinidades, alianças perdidas, culturas negadas. Este fenómeno do Syrisa, se calhar sem o saber, pode ser um passo nessa direcção. O regresso em força da geopolítica, dos interesses estratégicos permanentes, que a globalização não desfez, nem consegue mudar. Pelo menos enquanto não mudar a geografia.

Para Portugal é um aviso à navegação! Em vez de andar a reboque de outras culturas, ou a fingir outros interesses, deveria olhar para dentro de si e procurar o seu rumo.


Saudações monárquicas 

Sem comentários: