quarta-feira, julho 03, 2013

Devia estar contente mas não estou!

Para um monárquico este desabar de um regime que ainda há pouco tempo celebrava com pompa e circunstância o seu centenário, devia ser um acontecimento para festejar! Um acontecimento para saborear o doce prazer da vingança! Mas não está a ser. Num monárquico fala sempre mais alto um sentimento caído em desuso - o patriotismo. E assim, para aqueles que diziam que a história não se repete, ora aí está a resposta: - repete-se, sim senhor! O descalabro dos partidos, as cisões que se anunciam, inexoráveis, toda a gente a fingir que quer mudar alguma coisa, como se isso fosse possível, sem eles próprios mudarem! Gente que é sempre a mesma, que se repete sempre no poder! E quando não são eles, deixam lá a parentela a fazer o serviço! Tudo isto, dizia eu, é matéria dada, aconteceu no final da monarquia, e sucede no final de cada república. E esta terceira está claramente no fim do prazo. Que só não terminou porque a UE a tem segurado. 


No caso vertente, estamos bastante próximos dum champô inovador, a que podemos chamar o “três em um”, ou seja: - conseguimos juntar os malefícios da partidocracia, os malefícios do liberalismo sem escrúpulos, e os malefícios do socialismo de raiz soviética, que o mundo já despachou para o museu mais próximo de si! Como se não bastasse, ainda temos uma série de lojas e irmandades a conspirarem na sombra! Portanto, o que aí vem não há-de ser bom com certeza.


Lamentam-se entretanto as piranhas da comunicação social: - ‘o país não merecia ter estes políticos’! E eu acrescento: - nem estes jornalistas, nem estes comentadores, nem estes sindicalistas, nem estes funcionários públicos, nem estes juizes, etc. etc. e acabava com Almada Negreiros: - ‘Portugal até é bonito! Fica feio pôr lá portugueses’.


Intervalo para irmos ao WC.






Saudações monárquicas

Sem comentários: