quinta-feira, novembro 19, 2009

Vara criminal

A "situação"
.
Escreve hoje no Público Costa Andrade, Professor da Universidade de Coimbra: “Uma escuta, autorizada por um juiz de instrução no respeito dos pressupostos materiais e procedimentais prescritos na lei, é, em definitivo e para todos os efeitos, uma escuta válida. Não há no céu - no céu talvez haja! - nem na terra, qualquer possibilidade jurídica de a converter em escuta inválida ou nula”. E o reputado penalista prossegue: “Uma vez recebidas as certidões ou cópias, falece àquelas superiores autoridades judiciárias, e nomeadamente ao presidente do STJ, legitimidade e competência para questionar a validade de escutas que foram validamente concebidas". Mas o que Costa Andrade escreve não interessa à situação. A situação não descansa nem descansará enquanto não conseguir destruir umas escutas que devem ser muito, mas mesmo muito explosivas para o actual Poder. E a ‘situação’ vai conseguir destruí-las, qualquer que seja o seu conteúdo. Mesmo que as conversas escutadas configurem, como sustentaram o procurador do caso "Face Oculta" e o juiz de instrução de Aveiro (outros pobres diabos que deverão conhecer a experiência do juiz Rui Teixeira) crimes de atentado contra o Estado de Direito.
.
Sou inocente
.
Calmex, camarada...as tuas explicações são para o tribunal, não para nós. Tu ganhas 34.000/mês (ainda gostava de saber porque tens apetites diferentes dos nossos) e estás metido em sarilhos! Não era melhor ganhares 1.500/mês, ires ao hipermercado aos sábados (recanto espiritual da maioria do povo), estares na "bicha" à espera de vez, e ao domingo ires à pastelaria do bairro mais a tua Maria e mamarem uns "guardanapos" (vinho branco p'ra ti e uma caneca meia de leite p'ra Maria)? Hum? mas não, mesmo na mó de baixo ( Socrates levantar-te-á, descansa ), tu chegas ao diap de aveiro, 5 minutos antes da convocatória, em carro de classe estacionado pelo motorista, mesmo em frente à porta do tribunal!!! Estavas a gozar, não? És um brincalhão. Já te julgas o Kadafi! Para motorista de PATRÃO cresceste muito!
.
No meio de toda esta chantagem politica sobre a justiça - porque é bem disso que se trata, com cassetes que andam de um lado para o outro, deste para aquele juiz, da procuradoria para o Supremo, numa dança de responsabilidades assumidas e não assumidas, tenta-se esconder, para depois destruir o essencial: as provas que incriminam, além de Vara e seus amigos sucateiros, também o próprio primeiro ministro. E a propósito deste cavalheiro, vale a pena recordar as semelhanças deste caso com o Freeport. Será que os portugueses foram tão domesticados e bloqueados pelo Salazarismo que são incapazes de tirar conclusões politicas das trafulhices mais evidentes. Parecem os maridos enganados que nunca querem acreditar que o foram....
.
Claro que é inocente, a menos que venha a ser condenado...
.
Alguém no seu perfeito juízo acredita que Armando Vara iria dizer que era culpado? Inocente, até ver... Quanto a alguns processos anteriores, podemos garantir que era culpado... Foi condenado com pena suspensa...
.
Estranho, muito estranho
.
Pergunto-me como será possível que um homem que recebe 30 000 euros mensais de vencimento bruto se "vendesse" por 10 000 euros ou seja pouco mais de uma semana de trabalho! Ainda, mais espantoso me parece que um homem inteligente como Vara usasse o seu gabinete do BCP para "negociar" a seu proveito. De facto, será necessário reconhecer que só um grande idiota ou doido varrido se colocaria a esse nível. Resulta que há algo nesta história que não bate certo. Vara um ex-administrador do maior banco português (CGD) e depois vice-presidente do maior banco privado português (BCP) "cobrar" 10 000 euros por negócios de milhões? Caros investigadores, 10 000 euros cobra um consultor por um relatório/análise de investimento. Sendo essa a prova eventual que possuem, manda o bom sendo que a bota não bate com a perdigota ou se preferem o fato não serve ao guru! Errar é humano, oxalá que também eu esteja enganado, por que se não estiver teremos desta feita um assunto muito sério a resolver.
.
Realmente é estranho... no entanto eu não ouvi as escutas, o que veio a público é pouca coisa, mas também sei que os grandes tubarões só são capturados quando cometem um pequeno erro ou deslize. A história das investigações está cheia desses exemplos. De qualquer maneira existe um histórico que permite concluir que a nomenclatura não é julgada em Portugal. Se não é julgada (para eventualmente se defender) nunca pode ser condenada. Mas a questão principal tem natureza política, ou seja, a justiça está no bolso dos políticos e os políticos na teia da maçonaria. Isto é que é preocupante e pouco saudável para a democracia portuguesa - esta sensação (ou suspeita) de que somos comandados por uma sociedade secreta.
.
Indagações.
.
O Godinho de Matos não é do escritório do Proença de Carvalho? Já o Tiago Rodrigues Bastos não. O Proença de Carvalho é advogado de José Sócrates. Duas sociedades a partilhar o mesmo cliente no mesmo processo ou "damage control" por parte do nosso PM? Os senhores jornalistas que investiguem.
.
Colaboremos então !
.
Armando Vara diz que promete "colaborar com a justiça", óptimo, pena é a justiça também colaborar com ele.
.
A PIADA DO MOMENTO EM PORTUGAL
.
A PIADA DO MOMENTO EM PORTUGAL... Um grande empresário português marca uma audiência com José Sócrates, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro. Enquanto aguarda, encontra Armando Vara que o recebe com muitos abraços. Quando é recebido pelo Primeiro-Ministro, sente falta da carteira e resolve abordar o assunto com o PM: - Não sei como lhe hei-de dizer, Senhor Primeiro-Ministro, mas a minha carteira acabou de desaparecer! ... E continuou: - Tenho a certeza de que estava com ela ao entrar na sala de espera. Tive o cuidado de a guardar bem, após apresentar o BI ao segurança. Não quero fazer nenhuma insinuação, mas a única pessoa com quem estive depois disso foi o Dr. Armando Vara, que está aqui na sala de espera ao lado. O Primeiro-Ministro retira-se do gabinete. Pouco tempo depois, regressa com a carteira na mão. Reconhecendo a sua carteira, o empresário comenta: - Espero não ter causado nenhum problema pessoal entre o Senhor Primeiro-Ministro e o Dr. Armando Vara. Ao que José Sócrates responde: - Não se preocupe! Ele nem percebeu!...*

Alguns comentários no 'Público on-line' sobre a audição de Armando Vara no DIAP de Aveiro, e que com a devida vénia transcrevo.

Sem comentários: