sexta-feira, abril 17, 2009

Afinal somos ricos!

"Meus amigos,

O que vos vou contar é verdade.

Estava há dias a falar com um amigo meu nova-iorquino, que conhece bem Portugal, e que alguns de vós conheceram no
Iate Clube do Porto, que chegou a fazer umas regatas em Leixões no Red Falcon...
Dizia-lhe eu à boa maneira portuguesa de “coitadinhos” : - Sabes, nós os portugueses somos pobres ....

Esta foi a sua resposta:

Manuel, como podes tu dizer que sois pobres, quando sois capaz de pagar por um litro de gasolina mais do triplo do que eu pago?

.
Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade, de telefone móvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?

.
Como podes tu dizer que sois pobres quando pagais comissões bancárias por serviços bancários e cartas de crédito ao triplo que nos custam nos EUA, ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 dólares o equivalente a 20.000? Como é que podem dar 8.000 dólares de presente ao vosso governo e nós não!

.
Não te entendo.

.
Nós é que somos pobres: por exemplo em New York o Governo Estatal, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes cobra somente 2 % de IVA, mais 4% que é o imposto Federal, isto é 6%, nada comparado com os 20% dos ricos que vivem em Portugal. E não contentes com estes 20% pagais ainda impostos municipais.

.
Além disso, são vocês que têm “ impostos de luxo” como são os impostos na gasolina e gás, álcool, cigarros, cerveja, vinhos etc, que faz com que esses produtos cheguem em certos casos até 300 % do valor original; e outros como o imposto sobre a renda, impostos nos salários, impostos sobre automóveis novos, sobre bens pessoais, sobre bens das empresas, de circulação automóvel.

.
Um Banco privado vai à falência e vocês que não têm nada com isso pagam outro, uma espécie de casino - o vosso Banco Privado quebra, e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado.

.
Sois pobres onde Manuel?

.
Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Ganhos por adiantado e Bens pessoais mediante retenções, necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da nação e de todos os seus habitantes sempre terão ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção dos seus governantes e autarcas. Um país capaz de pagar salários irreais aos seus funcionários de estado e de Empresas ligadas ao Estado.

.
Deixa-te de merdas Manuel, sois pobres onde?

.
Os pobres somos nós, os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos sobre a renda se ganhamos menos de 3000 dólares ao mês por pessoa, isto é mais ou menos os vossos 2000 € . Vocês podem pagar impostos do lixo, sobre o consumo da água, do gás e electricidade. Aí pagam segurança privada nos Bancos, urbanizações, municipais, enquanto que nós como somos pobres nos conformamos com a segurança pública.

.
Vocês enviam os filhos para colégios privados, enquanto aqui nos EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos prevendo que não os podemos comprar.

.
Vocês não são pobres, gastam é muito mal o vosso dinheiro.

Que vou responder ao meu amigo americano?

.
Por favor dêem-me sugestões."

.
. Caro Manuel espero que não leve a mal a indelicadeza de ter publicado esta mensagem, mas penso que o seu amigo americano tem razão e não tem! À cautela, o melhor é continuarmos a sustentar esta corja (e este regime)... a ver se ficamos cada vez mais ricos!

Sem comentários: