segunda-feira, outubro 06, 2008

Estranha sensação

Para que serve um blog?! Pergunta mil vezes repetida, com múltiplas respostas, eu respondo por mim: - serve para isto, para partilhar sentimentos com o desconhecido e alguns conhecidos, serve para falar sozinho, sem grandes esperanças e também sem grandes ilusões…
Dirão os mais argutos e graciosos: - serve para escrever disparates.

Ontem tentei seguir o diálogo na ‘câmara clara’ entre um monárquico e um republicano. Via um bocadinho e desistia, mudava de canal, voltava mais tarde e voltava a desistir, não que a conversa não merecesse atenção, eram dois historiadores que se conheciam bem, a troca de opiniões situava-se num nível intelectual elevado, em clima ameno, e pareceu-me que no essencial estavam de acordo – estas celebrações do centenário da república (ou da implantação da república) deveriam servir para pensar. O republicano queria pensar no que falhou na primeira república e o monárquico talvez quisesse pensar no que falhou na monarquia.
Mas eu desistia porque aquilo era triste e porque o tom desencantado de ambos confirmava os meus sentimentos. A verdade é que falhámos e as celebrações tratam disso mesmo – de um país falhado.
E andamos a justificar, a desculpar, a esconder algo que incomoda e nos separa irremediávelmente uns dos outros. Por isso, as palavras mansas já não me alegram, cavada no fundo da alma fica uma estranha sensação de distãncia de todo este aparato.
Repito, a data é triste, divide, e qualquer festejo é mais um passo no sentido contrário de Portugal.

Sem comentários: