quinta-feira, outubro 30, 2008

Eleições na América

É o assunto obrigatório, quem será o novo César!
E os portugueses andam preocupados com isso, parecem dependentes do respectivo resultado! Mas há excepções. Por exemplo, a minha cadela (que se chama ‘Bolacha’) está-se borrifando para as eleições americanas. Tem lá a sua vidinha e desde que não falte a ração tanto lhe faz que o próximo presidente seja o incolor Obama ou o candidato republicano mais a sua vice miss Alasca. É-lhe completamente indiferente. E eu nestas coisas até a compreendo – toda esta esperança nasce afinal de uma ficção política muito conhecida e que se repete entre nós a cada eleição presidencial, a saber : - o candidato vencedor gosta de dizer no seu primeiro discurso que é ‘o presidente de todos os portugueses’! A cadela não acredita nisto, e eu também não.
Mas muitos acreditam e transportam esta ficção para as eleições americanas pensando tratar-se da eleição do presidente do mundo e não do presidente dos Estados Unidos da América! E aqui começa o enredo e o engano – a verdade é que seja quem for o eleito também ele se estará borrifando para os interesses alheios, pois tem a sua própria agenda e escala de prioridades, que não anda muito longe disto: em primeiro lugar terá de satisfazer os interesses de quem lhe pagou a campanha; depois virão os interesses da potência imperialista que vem explorando e submetendo o planeta à sua voracidade; finalmente, conta com aliados submissos que lhe sirvam de escudo contra os inimigos que crescem ao ritmo das suas ‘proezas’.
Por isso, não espero nada de César, o que tivermos que fazer em prol da comunidade a que pertencemos terá de ser feito por nós, portas adentro. Quanto à minha vidinha (e da cadela) também terei de ser eu a olhar pelos dois.

Saudações.

Sem comentários: