terça-feira, abril 17, 2007

Trabalho de casa

Laboriosa formiga a nossa RTP vai aconchegando a agenda política da esquerda no poder, já lá vão trinta e tal anos, fora os ameaços. Segunda-feira é dia, um dia depois de Marcelo, para pôr a escrita em dia, à noite!
Ensino privado era o tema, universidade independente, o objectivo. O cenário a condizer, Fátima de bandolete, colegial entre os lentes, viçosa até!... Ouvi aquilo aos bochechos, quero dizer, em diagonal e retive algumas evidências – o Estado tem que ser subsidiário no ensino e não condutor ou ideólogo. Que é precisamente o que acontece e está sempre a acontecer! E ninguém falou nos currículos, no mais importante, nas matérias aprovadas para as criancinhas aprenderem, o que hoje sabem, a saber: - que Portugal nasceu em Abril, na primavera da liberdade, que o estado novo era feio, os reis muito maus, mas o povo era bom! Era tão bom, tão bom, que se meteu nas caravelas sem o rei autorizar! Era tão bom, tão bom, que agora suspira por um ditador, chame-se ele, Cunhal ou Salazar!
Rimou sem querer.
Mais uma passagem, mais um bochecho, para assistir à cena final: Fátima encarou os lentes e soltou a pergunta impertinente, mas que suspeito, era o objectivo pertinente: - então como é que vamos fazer para que as universidades privadas sejam todas boas e não aconteça o que está acontecer na universidade independente?! Que é feia e tem que fechar!
A resposta óbvia não surgiu, mas podia ser esta: é preciso evitar que jovens políticos muito ambiciosos se matriculem com o único objectivo de arranjarem um canudo que lhes dê um estatuto que não têm. Por outro lado é preciso evitar que essas universidades caiam nas mãos dos partidos políticos, ou sejam por eles controladas.
Parece simples mas não é.

Sem comentários: