sábado, março 31, 2007

O que é que eu faço?

Sim, o que é que eu faço nos intervalos do fundo de desemprego e da televisão! Agora e até ao fim da vida?!
Fecharam-me a fábrica de sapatos, tenho quarenta e cinco anos de idade, trinta de profissão, não consegui ser engenheiro, não me avisaram a tempo que o que quer que faça, a China faz mais barato! Excepto, claro, as coisas que sempre fizemos bem, conservas, cortiças, vinho do porto, azeite... E o sol que também já existia! Por causa disto não era preciso fazerem uma revolução!!! As colónias?! Estão cá em peso! Ainda não vieram todos porque não cabem. Não me digam que me fizeram esta desfeita, só para mudar as moscas!
Os políticos em quem votei, e são práticamente os mesmos, ou o discurso é o mesmo, não me falaram de um futuro sem futuro! Antes prometeram-me uma vida melhor para mim e para os meus, mas o que vejo e sinto não me anima, não anima ninguém. Minto, existe sempre um grupo de pessoas que estão satisfeitas com a situação. São as que vivem próximo do poder e do orçamento de Estado. Nos piores regimes, naqueles em que a desigualdade é maior, também se passa o mesmo, todos eles têm a sua nomenclatura, que vive cada vez melhor na exacta medida em que a maioria da população vive cada vez pior! E ainda assim esses regimes mantêm-se por muito tempo!
Não estou a comparar óbviamente, porque entretanto calcetaram a minha rua, fizeram um esgoto, puseram-me um moínho de vento na encosta, que não dá pão mas energia, mais cara, dizem. Eu é que já não tenho energia para aguentar com a propaganda. Envelheci a ouvir velhos slogans sobre a liberdade...Mas que liberdade é que eu tenho, se estou resumido ao futebol e ao centro comercial... para passear! A ver e ouvir as mesmas caras que todos os dias me garantem que estou cada vez mais feliz! Já experimentei esta mesma sensação de imutabilidade noutro tempo, mas nesse tempo não se fechavam fábricas de sapatos.
Afinal, o que é que eu faço?

Sem comentários: