quarta-feira, maio 03, 2006

“Ensino Jesuíta em Portugal”

(...)
"Entre 1540 e 1759 os Jesuítas estabeleceram uma notável rede de instituições educativas, as mais importantes das quais foram o Colégio das Artes em Coimbra, o Colégio de Santo Antão em Lisboa, e a Universidade de Évora. No total, os Jesuítas terão sido responsáveis por 26 colégios em Portugal.
Estatísticas precisas do número de estudantes nunca chegaram a ser estabelecidas. Contudo é sabido que no final do século XVI o Colégio de Santo Antão tinha cerca de 1800 estudantes, o Colégio das Artes cerca de 2000 e a Universidade de Évora cerca de 1600. Por volta de 1759 estima-se que havia 20.000 estudantes a frequentar aulas em instituições de ensino Jesuíta.”
(...)
“Estes números podem não parecer extraordinários quando comparados com outros países europeus, mas são-no no contexto português. Só no final do século XIX é que conseguimos encontrar um número comparável de estudantes no ensino secundário.”


In Henrique Leitão, Jesuit Mathematical Practice in Portugal, Mordechai Feingold (Ed.), Archimedes, Vol.6, The New Science and Jesuit Science: Sventeenth Century Perspectives, Kluwer Academic Publishers.

Sem comentários: