segunda-feira, setembro 12, 2005

Os brandos costumes

Com a revolução dos cravos ao rubro, ainda assim a planície alentejana mantinha o hábito de adormecer em silêncio! Com a cumplicidade da noite era possível passear e conversar por Évora e nessas circunstâncias especiais, o tema versava sobre a nossa personalidade colectiva!
Em boa companhia, um padre jesuíta, a única pessoa que nos esperava (!), ungido com a simplicidade dos sábios, explicava a origem dos nossos brandos costumes, enquanto ía desconstruindo uma série de teorias sobre a nacionalidade!
- Lembrem-se que o cabo Finisterra ficava e fica por aqui, e as sucessivas invasões, perante a imensidão do mar que se estendia à sua frente, percebiam de imediato que o caminho da fuga estava vedado e que se quisessem ficar, teriam que adoptar uma atitude cordata com quem já cá estava! Era uma questão de bom “viver”!
Foi-se assim desenvolvendo, por necessidade e engenho, uma forma de convivência pacífica entre povos diferentes, diferentes no pensar e no sentir, que acabou por edificar uma vocação ecuménica, que é hoje o traço mais original da nossa cultura e que nos há-de servir para passarmos mais esta Taprobana!
Da planície alentejana, da revolução de Abril, das hesitações no rumo a seguir, de Évora... me vou lembrando!

Sem comentários: