quinta-feira, agosto 18, 2005

O Império debaixo do tapete

Se em vez das "Otas" o Governo decidir fazer uma ponte, por exemplo, de Angola para a metrópole, perdão, Portugal -- vêm todos, menos o governo (!) de lá! Depois, se experimentar fazer qualquer outra ponte de uma das outras antigas colónias, na mesma direcção, vêm também todos, incluindo alguns governos!
Claro que existe uma experiência, ao nível das obras públicas, que o nosso governo não deve arriscar fazer -- refiro-me a uma ponte sobre o Atlântico, seguindo a rota de Cabral, porque atendendo à paradoxal atitude dos brasileiros, que votaram no Lula mas não querem viver com ele (!), a esperada afluência, poderia afundar (por causa do peso) o nosso País !
Bem, mas deixemos de lado este plano megalómano de obras públicas, até porque é perigoso dar ideias a este governo, e regressemos à nossa realidade.
Apesar de não haver pontes, o Império ultrapassa bem essa dificuldade e todos os dias se encaminha para as nossas fronteiras e lá vai arranjando lugar em casa de um familiar, de um amigo, de um amigo de um amigo, porque não é impunemente que convivemos juntos durante quinhentos anos!
É assim, que onde quer que vamos, para onde quer que olhemos, por toda a parte, o Império está aí, à nossa volta e só é estranho que políticos, economistas e os génios que temos em diversas áreas, não reparem nisso, que isso não entre nas análises, nas contas, no déficit?!
A verificação óbvia que ninguém quer fazer, ou que ninguém quer ser o primeiro a fazer vai contudo sair-nos muito cara, e quanto mais tempo demorarmos a enfrentar a situação, pior.
Claro que esta "distracção" tem razões que a razão conhece muito bem:
A má consciência da descolonização, os povos que abandonámos à sua sorte, apressadamente, em terras longínquas ou no meio do Atlântico, pesa-nos como um fardo! Na "Europa", para onde nos refugiámos, contávamos esquecer o passado, fazer vida nova, e explorar convenientemente essa grande "descoberta" de Abril -- somos um País europeu! ! !
Só que Portugal está onde sempre esteve, até porque a geografia não é coisa que se mude facilmente, e ainda que queiramos esquecer o passado, este, nunca se esquece de nós!
Por isso, o magno problema que temos que resolver, se calhar, o único e decisivo problema que temos que enfrentar, onde se joga a nossa independência... é o mesmo de sempre -- que estratégia de relacionamento vamos ter com as "colónias", "ex-colónias" ou "palop", e aqui o nome é indiferente!
Disto é que temos que falar abertamente !
Entretanto, vamos empurrando o assunto para debaixo do tapete...

Sem comentários: