segunda-feira, março 13, 2017

Todos os caminhos vão dar ao Marquez!

Há bancos desfalcados, há caloteiros e calotes por pagar, há transferências para offshores que desaparecem, outras que aparecem, há apagões fiscais selectivos e há grandes empresas mortas mas que ainda há pouco tempo pareciam gozar de excelente saúde! Há políticos suspeitos, gestores suspeitos, advogados suspeitos e até juízes suspeitos! A comunicação social independente não existe e há uma população embasbacada, amorfa, a olhar para tudo isto como se estivesse a ver um programa de televisão! E temos o futebol como droga de eleição, e biombo perfeito onde se escondem trafulhices e euros!

O país é pequeno e já se percebeu que há um fio condutor que liga muitos daqueles acontecimentos à operação Marquez e ao ex-primeiro ministro José Sócrates. E se puxarmos a ponta do novelo é bem capaz de vir tudo atrás – o regime republicano e a tralha que o mantém. Será essa a razão do nervosismo geral e da crispação que entretanto se vive. Convém não esquecer que o actual primeiro-ministro era o número dois no governo de Sócrates e por mais hábil que seja vai ser muito difícil passar nos intervalos da tempestade que se anuncia. Pois vem aí a provável acusação aos arguidos da ‘Operação Marquez’! Veremos, depois disso, o que sobra dos afectos de Marcelo e do optimismo do Costa.

Saudações monárquicas



Nota básica: Também não descarto um longo impasse, com muitos recursos, seguido de uma grande amnistia. Estamos em Portugal, vivemos em república, onde a justiça tem dois pesos e duas medidas. E todos concordam com isso.

Sem comentários: