terça-feira, agosto 09, 2016

A clubite e as medalhas

A falta delas pois com esta ganha pelo judo feminino (Telma Monteiro) Portugal soma apenas 24 medalhas no total das suas participações olímpicas! Estamos a falar de quase um século! Em termos europeus não deve haver pior registo a não ser aqueles países com meia dúzia de anos de vida. Se a isto compararmos as expectativas da Espanha para os Jogos do Rio – menos de dezoito medalhas será considerado um mau desempenho – estamos esclarecidos! Recorde-se a propósito que a Espanha dos tempos de Franco não diferia muito de Portugal dos tempos de Salazar, ou seja, poucas medalhas para ambos os países.

Podia entretanto aventar-se a hipótese de que não ganhamos medalhas mas os resultados em termos de finais ou meias-finais são agora mais consistentes! Também não, antes pelo contrário, e nem mesmo com o recurso à naturalização de atletas! Uma prática seguida por diversos países mas certamente condenável. De facto, assim, hinos, bandeiras, e países, perdem todo o sentido.
Mas regressemos ao caso português e sendo certo que os Jogos ainda estão no seu início, pelo andar da carruagem não me parece que os resultados lusitanos venham a surpreender.

Qual é então o problema olímpico português?!
O que o impede de, por exemplo, ter resultados semelhantes à Bélgica, Holanda, Grécia, etc.?!

O meu diagnóstico está feito e já por diversas vezes, neste e noutros espaços, o desenvolvi. Portugal, mentalmente, parou no tempo! No tempo em que os principais clubes de futebol albergavam outras modalidades, dada a ausência de um desporto escolar devidamente organizado. No entanto, esse tempo do ecletismo já passou em toda a parte, dando o lugar aos clubes/modalidade, uma natural sequência de um desporto escolar forte e promissor.

Aqui, pelo contrário, continuamos a viver entusiasmados com os atletas do Benfica, do Sporting e do Porto, como se fosse possível harmonizar os interesses do futebol profissional, com os interesses, cada vez mais exigentes, das várias modalidades!
Dar a volta a isto, que parece ninguém querer dar, só quando o governo tiver a coragem de interditar aos clubes de futebol profissional este falso ecletismo. Não vejo outra saída.
Enquanto nada disto suceder continuaremos com a clubite e com poucas medalhas. Com a agravante de que o investimento (enorme) nos atletas olímpicos do Benfica, do Sporting e do Porto sai dos nossos bolsos! Ou se não sai, não vai para o sítio certo.


Saudações olímpicas



Nota: A judoca Telma Monteiro foi formada num clube de judo da margem sul e mal deu nas vistas foi contratada pelo Benfica. É certo e sabido que o judo do Benfica não tem história nem vai ter para além dos louros da Telma Monteiro. Tomara o Benfica conseguir equilibrar as contas do futebol. E também é certo e sabido que o tal clube da margem sul nunca mais formará outra Telma Monteiro uma vez que os lucros e os louros da Telma revertem para o Benfica. Perceberam agora o filme do olimpismo português?! E como é que se chama (ou chamava) o clube onde ela foi formada?! Alguém se lembra?!

Sem comentários: