terça-feira, maio 10, 2016

Educação pública!

Parece que anda aí um ministro da educação foragido da Bastilha! Rezam as crónicas que faz lembrar jacobinos a perseguirem a Igreja Católica porque esta não ensinava a bíblia da revolução francesa! Deve ser um exagero.
Seja como for o homem leva a sério a educação pública e nesse sentido quer formatar a cabeça das criancinhas. À imagem e semelhança de um deus laico e republicano. A trindade é conhecida: - o estado educador, o estado patrão, o estado socialista!

No entanto convém recordar que a educação pública é um conceito que parte de dois princípios, qual deles o pior: - o princípio da eterna pobreza dos pais, que assim nunca terão meios para decidir sobre a educação a dar aos seus filhos; e o princípio de que é preciso que seja o estado a educar, porque a educação anterior (a que existia) era perniciosa ao bom desenvolvimento das crianças! Embora a letra do hino nacional venha depois contradizer isto tudo!
Na realidade o que está em causa são questões de natureza ideológica - a sujeição da sociedade civil e a reprodução de conceitos reaccionários. Nada disto tem a ver com a eficácia ou com a liberdade de ensino.

Resumindo, estamos a reviver uma experiência falhada, anacrónica, anti-competitiva, e que fará de cada português um potencial dependente do estado. Melhor dito, um potencial dependente e servidor daquela clique, seita, o nome não interessa, que um dia assaltou o estado e não o quer largar de maneira nenhuma.



Saudações monárquicas


Nota: Há uma diferença, que ignorei neste texto, entre educação e instrução. A educação aprende-se em casa, pelo exemplo; a instrução aprende-se na escola, pela competência do professor e na liberdade dos conteúdos.

Sem comentários: