sábado, dezembro 19, 2015

Sócrates e a terceira república

Pode hoje dizer-se que o processo de Sócrates é o processo da terceira república! E depois da entrevista que o mesmo deu à TVI podemos acrescentar que a terceira república é sua prisioneira
Chegámos a este estado vindos directamente da Casa Pia, escândalo que como se lembram ameaçava liquidar o partido socialista. O que sucedeu a seguir é conhecido - Sampaio dissolveu a assembleia da república fazendo cair Santana Lopes e abrindo espaço para o consulado de Sócrates. O processo da Casa Pia foi então cirurgicamente intervencionado, e alguns dos suspeitos foram cirurgicamente inocentados. Isto é factual. A partir daqui Sócrates reinou como quis e toda a gente lhe deve favores.

Um contratempo político - a banca rota nacional - interrompeu o seu reinado! E um contratempo judicial aprisionou-o durante uns tempos em Évora! Mas o seu ascendente manteve-se. A cadeia da cidade tornou-se lugar de peregrinação, e todos os dias havia gente ilustre desejosa de prestar vassalagem ao grande líder!
Solto entretanto, e enquanto aguarda a acusação judicial, ele aí está de novo na crista da onda, a cobrar as dívidas do passado.

Sucede porém que Sócrates ainda não percebeu que está politicamente morto. Pensando que tudo lhe era permitido deixou-se enredar nas suas próprias armadilhas! E mesmo que saia disto inocentado, a verdade é que ninguém lhe perdoa o facto de ter vivido (faustosamente) da generosidade alheia. Ainda que isso possa ser uma enorme mentira. A sua carreira política portanto acabou. O que diga-se é um enorme alivio para António Costa. A única incerteza que paira no ar é se mesmo assim o PS cede à tentação de interferir novamente com a justiça! Nesse cenário a terceira república está condenada, não dura meia dúzia de anos.


Saudações monárquicas

Sem comentários: