quinta-feira, dezembro 17, 2015

Costa para durar. Passos e Portas…

A ideia de que Costa está refém do PCP ou do Bloco é todos os dias desmentida pelos factos. Catarina Martins está a viver uma lua-de-mel com que nunca sonhou! Qualquer dia muda-se para o Rato. E o PCP, embora o discurso pareça mais exigente, quer apenas manter o que lhe resta – o controle sobre os trabalhadores do estado e afins. Um sector que tem vindo a diminuir. Costa não se importa e faz-lhe essa concessão. Recebe em troca menos greves e melhores resultados em futuras eleições.

Mais aflitos andam Passos e Portas sem saberem como se hão-de divorciar! E para onde hão-de ir viver! O próprio anúncio da separação soou a falso. Passos, dizem, quer afastar-se da direita e ocupar o centro entretanto deixado vago pelos socialistas. Só há aqui um pequeno problema, um problema de natureza política - o centro só tem casas para arrendar na altura das eleições. No resto do tempo é um espaço inocupável. Tenho pena por Passos que revelou ser um político de confiança e com perfil para liderar um grande partido conservador.

Já quanto a Portas penso que perdeu uma enorme oportunidade para se justificar e justificar o CDS. Em lugar de seguir o PSD no seu apoio a Marcelo, deveria ter-se demarcado, escolhendo candidato próprio, alguém da sua área política, uma candidatura assumidamente de direita. Mas Portas está muito viciado no poder, e não arrisca a necessária travessia do deserto. Espera ainda ganhar eleições (à boleia) imaginando que Costa vai falhar em breve. Tenho pena pelo CDS que assim não sai da cepa torta.   



Saudações monárquicas

Sem comentários: