sábado, janeiro 04, 2014

Revista à portuguesa

Tenho lido sobre as ‘personalidades do ano’! É a opinião dos outros! Nunca me atrevi a eleger melhores nem piores, acho-os todos iguais, e tem lógica, pois se a pátria não desanda, nem para a frente nem para trás! E quando desanda, desanda mal, e por motivos rasteiros…
Mas adiante, façamos um esforço, olhemos então os menos maus:

O melhor colunista, dos poucos que se podem ler, é José Manuel Fernandes. Num crescendo de lucidez vem desferindo golpes certeiros contra o argumentário manhoso, que periodicamente emana do palácio Ratton. Golpes isolados, pois claro.

O melhor político já se foi embora. Chama-se Vítor Gaspar e bateu com a porta quando percebeu que a república (em que ele acredita!) é propriedade de umas quantas lojas e lojecas, sendo portanto irreformável. A não ser com autorização das mesmas. Talvez volte (se o chamarem) quando a nau (ou ‘a grande loja’) começarem a meter água. 

Sobre os economistas que diáriamente nos empobrecem, duas menções honrosas: uma para o jovem e esperançoso Ricardo Arroja; outra, para a lógica indestrutível de João Ferreira do Amaral. 

O melhor analista da situação é desde sempre Medina Carreira. Pena que não tenha remédio à altura do diagnóstico! Acredita que a nobreza de carácter pode florescer no meio do vício e vai consumindo números e gráficos à espera de um salvador, que pelos vistos, para ele ainda não nasceu!

No seu ofício, o extraterritorial Cristiano Ronaldo foi o melhor. Um bocadinho vaidoso para o meu gosto, pode ser que a condecoração que se adivinha lhe modere a lingerie e aumente a responsabilidade. 

Nas artes e nas letras (da ciência esqueço-me sempre) não tenho distinções especiais a fazer até porque é difícil a um lusitano – criar – subtraindo-se à cultura dominante. Aqui, no rectângulo, as novidades são poucas e as que surgem fazem o favor de não incomodar o espírito vigente. Se não é assim, indiquem-me um livro, um quadro, um verso, vá lá, um filme, que fuja à lógica do pensamento esquerdote, ou seja, laico, republicano e socialista! Um só!



Saudações monárquicas

Sem comentários: