sexta-feira, agosto 09, 2013

Os éticos…

Esta história da ética começou antes, nasceu longe do coração dos homens, bem perto das vísceras onde habitam os vermes. Os vermes existem, fazem parte da lógica fatal que nos consome, renascem todos os dias, e renasceram este ano na prova de português. Os dois textos escolhidos para os alunos decifrarem foram: - um excerto dos Lusíadas, e o ‘Felizmente há luar’. Resumindo, um texto patriótico, a puxar pela auto-estima dos portugueses, e um texto de propaganda maçónica, para lavar o cérebro aos alunos. Para quem não saiba, o pedreiro livre Gomes Freire de Andrade, serviu no exército de Napoleão Bonaparte, e nessas circunstâncias foi acusado de alta traição à Pátria, sendo por isso executado. ‘Felizmente há luar’ é frase que o autor (Sttau Monteiro) atribui aos executores no sentido de que a claridade dessa noite terá facilitado a dita execução. Esta é a parte mórbida da história real que Sttau Monteiro aproveita para vitimizar o réu, amigo dos invasores, e ao mesmo tempo diabolizar quem o sentenciou. E assim, em Lisboa, o traidor tem nome de rua, e é por um triz que o invasor napoleónico não tem nome de praça ou avenida! Ou se calhar tem e eu não desconfio!
É por estas e por outras que os alunos recusam o conhecimento e instintivamente se afastam das patranhas que lhes querem impingir. E é por estas e por outras que os actuais pedreiros livres não largam mão do conceito ‘educação pública’. Leia-se antes - propaganda ético-republicana. Estilo século dezanove!


Saudações monárquicas

1 comentário:

paulo pepino disse...

o que é a ética eu não seu sou burro !?há já sei é isto(vou sair de SINTRA para roubar em LISBOA,sai da MAIA vai roubar no PORTO.Na minha terra é sai de MOSCAVIDE para ir para a junta de MOSCAVIDE PORTELA um homem que só tem a 4ºclasse ,não tinha nada na vida e agora é velo com andares,carros e afins)não pode ser JSM quero um sócio não tenho nada quero ter!!!há tenho pois o meu PCCCC.«ABRAÇOS»(Não monárquicos dos outros)