segunda-feira, março 11, 2013

As medidas e a medida!

Recebo invariávelmente muitos e.mails onde se sugerem imensos cortes, possíveis e imediatos, que a serem levados a cabo resolveriam, segundo cada autor, o problema do défice da nação. Costumo ler mas a partir da 'trigésima' sugestão de corte, em mais uma mordomia, em mais um instituto, em mais um deputado, desisto porque na realidade o que aquele extenso rol consubstancia é no fundo uma mudança de regime. E mudança de regime não é, ao contrário do que nos querem fazer crer, mudar de república, inaugurando outra, que agora passaria a chamar-se quarta ou quinta, consoante os gostos!
Não, mudar de regime é mudar de regime mesmo, é mudar da república para a monarquia, porque como a ciência política nos ensina, quando se fala de regimes políticos as coisas reconduzem-se sempre a dois - monarquia ou república. Não há, nem foi ainda inventado nenhum outro.
Ora bem, aqui chegados, todos aqueles que vêm sugerindo os tais cortes, as tais reformas, as tais poupanças, calam-se ou então levantam-se em uníssono a cantar o hino e a aclamar a república! No fim de contas querem a árvore mas não gostam dos frutos! Pois é, assim não dá.


Saudações monárquicas

Sem comentários: