segunda-feira, dezembro 17, 2012

Um discurso importante!

Passos Coelho falou aos ‘jotas’ e disse algumas coisas que gostei de ouvir! Antes porém, um ponto prévio: - detesto ‘jotas’ e afins, acho uma menoridade do nosso sistema político manter ou fomentar aviários de ‘jovens futuros políticos’, e digo isto sabendo que o próprio primeiro-ministro descende desses aviários. Aliás, estas organizações fazem-me lembrar duas coisas igualmente discutíveis, a saber: - ou a mocidade portuguesa ou uma claque de futebol.

Mas não é a ‘jota social-democrata’ que aqui interessa destacar, mas sim algumas das declarações de Passos Coelho que, como é habitual, foram imediatamente censuradas pelos donos do regime. Uma dessas declarações tem a ver com as pensões de reforma e a equidade de alguns cortes nas mesmas. Referia-se àquelas (muito acima da média dos seiscentos euros) em cujo cálculo entraram factores que se afastam do regime contributivo geral. E por isso não percebo as dúvidas de quem o critica! Ou então percebo! Porque a verdade é que muitas dessas benesses (não todas) foram alcançadas sob o chapéu-de-chuva do orçamento de estado, e o problema está aí.
Acabar com isso para o futuro, como afirmou o primeiro-ministro, é um propósito que só posso considerar higiénico. Pedir alguma solidariedade a essas ‘reformas’ nos tempos excepcionais que atravessamos também não me parece desajustado.

Tem a palavra o tribunal constitucional.





Saudações monárquicas

Sem comentários: