segunda-feira, novembro 26, 2012

Passos destrunfa Seguro

As previsões estão pela hora da morte, poucos acertam, mas o ‘interregno’ vai acertando algumas! ‘Gaba-te cesto…’, diz o povo, e tem razão. Mas vejamos onde acertámos: - acertámos no ministro Álvaro que Marcelo todas as semanas punha a ridículo, até que, sem argumentos, começou a elogiá-lo. Acertámos sem sombra de dúvida na ministra da Justiça, a mulher que provoca ‘o choro e o ranger de dentes’ entre os intocáveis do regime! Que o digam o bastonário ‘mata e esfola’ e a Isabelinha Mayer Moreira, filha (constitucionalíssima) de quem sabemos! Paula Teixeira da Cruz chega para eles… e para elas!


Por último, acertámos no ministro das finanças, mas isso não era difícil dado o prestígio internacional que desfruta. Como também não era difícil prever que Paulo Macedo iria desempenhar-se bem de espinhosa tarefa na Saúde.


Mas quem está a surpreender, pela positiva, é nem mais nem menos que o próprio primeiro-ministro! Sou insuspeito, não votei nele, nunca votaria na esquerda… moderada, além de que todos sabemos que o penhor do governo (e do cheque) se chama Gaspar e não Coelho. Porém, a verdade é que Passos tem mantido a serenidade face à contestação orquestrada (e permanente), revelando ainda alguma habilidade para lidar com a negação perpétua do PS! Por isso gostei de o ouvir reiterar (entre apupos) que não governa para eleições! E se conjugarmos isto com as últimas sondagens que referem que a maioria dos portugueses não quer eleições, podemos concluir que o pavio de Seguro está a chegar ao fim. Não há mais nada para negar, não há mais nada para obstruir, a partir de agora tudo se há-de voltar contra ele. Incluindo o desastroso percurso do seu amigo Hollande.


Ora bem, sem outros trunfos que não sejam a conversa fiada, o líder socialista tem pela frente poucas alternativas: - ou junta-se à esquerda radical, comprometendo o PS numa aventura sem retorno, ou então cala-se e faz de morto. Creio que será esta a opção que irá tomar.




Saudações monárquicas

Sem comentários: