segunda-feira, novembro 19, 2012

A constituição está suspensa!

Em cada hora em cada esquina (em todos os canais noticiosos) não há ninguém que não invoque, em sua defesa, a constituição da república! Um enorme rol de direitos e ‘conquistas’, obra de uns quantos iluminados e que a população, no entusiasmo da fartura, aprovou sem discutir. Mas não é essa a questão. O que se passa é que a constituição está suspensa, ou seja, existe mas não vigora. E não vigora por vontade expressa dos mesmos iluminados que a redigiram!


Explico: - a constituição (qualquer constituição) assenta no princípio da soberania, assenta na independência nacional. Que é precisamente aquilo que não temos. O primeiro golpe foi a adesão à união europeia, uma adesão negociada sem condições, sem referendo, em fuga para a frente. O segundo golpe na soberania, ainda mais profundo, consumou-se com a adesão ao euro, novamente sem atender aos interesses nacionais, como se fosse possível passarmos a viver em paridade com a moeda alemã! O terceiro e último golpe, desta vez fatal, tem a ver com a explícita intervenção que sofremos por parte de uma troika estrangeira à qual temos que obedecer!


Neste sentido, invocar a constituição da república (ocupada) ou reclamar direitos nela inscritos, pode ser um bom exercício de memória mas não é concerteza um exercício que tenha alguma viabilidade.


Por isso, o melhor é acordarmos para a realidade antes que a realidade nos acorde.




Saudações monárquicas

Sem comentários: