domingo, abril 05, 2009

Duas ideias patetas

Em época de crise ouvimos dizer que a Europa é pouco solidária, que cada país toma as medidas que entende sem olhar aos interesses da união europeia.
Ora bem, para além da dificuldade em identificar quais são os interesses da dita união, o que os vários governos fazem é básico: - tentam resolver os problemas internos imediatos, com um mínimo de contestação e sem pôr em risco uma futura reeleição. Tudo dentro da lógica do sistema e por isso não vejo qual é a admiração!
Só os europeístas patetas é que podiam imaginar o contrário, ou seja, que um Sócrates (não esquecer o Cavaco) ou um Sarkozy qualquer pensasse primeiro nos outros e só depois olhasse para o seu umbigo!
A segunda ideia pateta (fabricada por uns quantos para consumo universal) ‘pensa’ que a solidariedade se obtém por decreto, a partir daquele processo laborioso a que chamam vontade democrática!
Nada mais errado.
A solidariedade repousa na confiança (no poder político) e a confiança é um sentimento, não é uma ideologia ou uma razão: - existe ou não existe, ponto final.
E a não ser que queiramos produzir solidariedade a foice e martelo, o melhor é concluirmos que a união europeia é (ou foi) um negócio de ocasião.

Saudações monárquicas

Sem comentários: