quinta-feira, maio 22, 2008

Bloqueio

Não sei se já lhes aconteceu ficarem bloqueados a seguir a um devaneio poético! A resposta é não, porque evitamos devaneios e ainda menos poéticos. Pois concordo, mas a verdade é que aquelas palavras, provavelmente por serem vãs, se interpuseram de tal modo entre a escrita e o que eu tinha para dizer, que não houve outro remédio senão esperar por algum acontecimento que me retirasse de apuros. Neste sentido a Festa do Corpo de Deus salvou-me, trouxe-me de volta, mas com a promessa, e a penitência, de poupar o interregno à tentação da rima… ‘por dá cá aquela palha’. Provérbios populares está bem, são admissíveis, versos é outra conversa.
Mas afinal que havia para dizer, de tão urgente, que não podia esperar pelo fim do mês! Que notícia, que novidade, merecem algum comentário nesta pasmaceira de país! Que não protesta, que não põe o pé na rua, que assiste, melancólico, ao aumento diário do gazóleo e do resto! Que em contrapartida inventa alienações que ultrapassam os efeitos de qualquer opiáceo, por mais duro que seja!
A psicose com a selecção é um bom exemplo: são famílias inteiras que se deslocam em peregrinação ao Fontelo, só para ver os seus ídolos, artistas da bola para onde transferimos todas as nossas frustrações! Por isso merecem tudo, inclusive uma diária, para tabaco e diversos, na ordem dos setecentos euros! O que faz aumentar ainda mais a admiração dos ‘adeptos’, reformados a trezentos euros, empregados a setecentos euros (mensais), para não falar do fundo de desemprego. Mas o terceiro mundo é assim, não há nada a fazer.
A não ser congelar qualquer coisa!
Onde é que eu já vi isto?!

Sem comentários: