terça-feira, setembro 25, 2007

Diário de um céptico

Em nome do código, dizem-me que na melhor das intenções, acrescentaram-se mais garantias à defesa dos arguidos, inocentes enquanto a sentença não transitar em julgado… etc.
E eu não acredito enquanto não vir um político no banco dos réus. Porque é matematicamente impossível que em trinta anos, e ainda que se reconheçam as maiores virtudes aos eleitos, que ao menos um deles não tenha prevaricado! Mesmo sem querer!

Em nome da vida, dizem-me que na melhor das intenções, liberalizaram o aborto para poupar as mulheres ao enxovalho da prisão.
E eu não acredito porque assim se diminuíram drásticamente as garantias de defesa a quem gostaria de nascer! Aqui a sentença transita rapidamente em julgado e as vítimas nem arguidos são!

Em nome da saúde, dizem-me que na melhor das intenções, para diminuir o risco de contágio pelo HIV, será implementada a troca de seringas dentro das prisões!
E eu não acredito em medidas avulsas porque enquanto não se tratar a causa, ou seja, a droga, não diminuem os seus efeitos. Os comportamentos de risco associados à droga acontecem porque alguém se droga. A troca de seringas nas prisões não é portanto um primeiro passo para nada, é um passo atrás, e mais um sinal de permissividade dado pelo poder político, de quem se esperaria outro exemplo.
Mas ainda há alguém que acredite neste poder político?!
Eu não acredito.

Sem comentários: