terça-feira, junho 19, 2007

Voando entre Ota e Opa

Comecemos pela jogada de Joe Berardo, que visa em última análise apropriar-se da máquina de propaganda do nacional-benfiquismo em vigor, realizando ao mesmo tempo um desígnio preconizado por Sócrates quando ainda era comentador televisivo: ‘Lisboa já merece ter um campeão europeu’! E não se referia ao salário mínimo nacional, posicionado como sabemos, e sofremos, bastante abaixo da média europeia, referia-se, isso sim, à chamada Liga milionária!
Para que o projecto se concretize em beleza, para que o clube da Luz se transforme de novo no esplendor de Portugal, símbolo da emergente quarta república, é preciso em primeiro lugar abater definitivamente o poder do norte, e para isso contamos com a crise generalizada da indústria, quase toda sedeada naquela região, e com a dependência cada vez maior da nossa economia dos subsídios governamentais, naturalmente centralizados em Lisboa. Esta estratégia é complementada com a ‘justiça’ do apito dourado, mantendo assim a pressão sobre todos os clubes (e autarcas) do norte, especialmente sobre o presidente do Futebol Clube do Porto.
É preciso no entanto secar uma fonte de alimentação laboriosamente construída pelos manos Oliveiras nos últimos trinta anos, as transmissões televisivas de futebol! À primeira vista não se percebe para que precisa o clube da águia de mais televisão, se já abre todos os dias os telejornais dos canais públicos e privados, existam ou não notícias relevantes! Mas a lógica do mercado é esta, o país é pequeno e não comporta dois galos na mesma capoeira, ainda por cima um galo do norte, umbilicalmente ligado ao Porto. Em abono desta tese veja-se como reagiu Joaquim Oliveira à Opa de Berardo.
Mas o mais interessante disto tudo é a previsão de um reacender da guerra norte/sul com o futuro aeroporto metido ao barulho! Ninguém quer falar sobre o assunto mas a localização do novo aeroporto em Ota, faz sombra e põe em cheque o movimento do aeroporto Sá Carneiro, e não é por acaso que a Associação Comercial do Porto co-financiou o estudo sobre Alcochete, como se mostra disponível para apoiar um outro estudo sobre a alternativa “Portela mais um”.
E volta a falar-se de regionalismo como única forma de evitar por um lado, a desertificação do país, e por outro, opor um dique à antropofagia da capital, transformada ela própria em instrumento perverso da globalização. Perverso porque ao contrário do que têm feito as regiões autónomas, que investem bem o dinheiro que recebem, o poder central vem desbaratando os enormes recursos que controla, ao sabor de apetites e conveniências partidárias.
Estou porventura a delirar mas não fui eu que denunciei a aliança perigosa e perniciosa entre o futebol, a política, e os negócios menos claros, foi a doutora Morgado!
O que eu sempre denunciei e onde ando muito desacompanhado, tem a ver com a vocação perigosa e perniciosa da república para utilizar o futebol como elemento de propaganda política.
Basta lembrarmo-nos da plateia de notáveis na célebre final de Sevilha!

Sem comentários: