terça-feira, junho 26, 2007

Títulos de terça-feira

Não é uma viagem pela bolsa, nem prevejo para hoje qualquer opa, trata-se de exaltar as palavras dos outros num contraditório ‘à maneira’:

"Na inauguração do Museu Colecção Berardo" – “Antes, o roteiro da arte contemporânea parava em Madrid. Agora começa em Lisboa” – José Sócrates, primeiro-ministro.
“Se não fosse a ministra da cultura e o primeiro-ministro, esta colecção não estaria aqui e esse seria o meu maior desgosto” – Joe Berardo, empresário.
.
(Títulos do DN de hoje, terça-feira, 26/06/07)

“Carrilho critica acordo entre Estado e Berardo” – “É um acontecimento muito positivo com o qual só nos podemos congratular. Trata-se de uma colecção de arte sem igual entre nós. Sempre defendi este projecto, sempre incentivei o comendador Berardo nesse sentido…” (Mas)
…“O acordo alcançado justifica algumas preocupações. Nem o Estado esteve à altura de todas as suas responsabilidades na defesa do interesse público, nem o comendador Berardo teve a grandeza filantrópica, mecenática, que a sua exuberância financeira justificaria e o país sem dúvida esperaria.”
(…)
(Haveria outra solução para instalar o Museu?)
“Penso que sim, embora exigisse mais visão e perspicácia na negociação. Ainda que a única opção fosse a da compra (O Estado adquirirá até 2016 a colecção por 316 milhões de euros ou, em alternativa Berardo disporá dela como entender) o valor estabelecido deveria ter sido o do seu efectivo custo e não a partir da avaliação de uma leiloeira que naturalmente, multiplicou o preço por cinco ou por seis. O Estado corre assim o risco imprudente de se ver envolvido numa operação especulativa privada e sobretudo sem quaisquer meios para a controlar ou impedir. Temo que no futuro isto coloque problemas graves ao Estado português. Por isso a revisão do acordo deve estar já na ordem do dia…” – Manuel Maria Carrilho, ex-ministro da Cultura.

Excertos da entrevista realizada pelo jornalista Pedro Correia e publicada no DN de hoje, terça-feira, dia 26/06/07, que com a devida vénia transcrevo.

Sem comentários: