sexta-feira, junho 22, 2007

Pinóquio aviador

Os jovens da minha idade lembram-se concerteza das aventuras do pinóquio que a ‘Colecção Manecas’ publicava com regularidade e que eram para mim de leitura obrigatória.
Ainda sei de memória alguns títulos, o nosso herói foi ás do pedal, militou entre leões e outros animais bravios, mas não me recordo de ter sido aviador! Claro que em tudo o que fazia mantinha alguma prevenção evitando expor-se a consequências funestas para o seu apêndice nasal.
Mas os tempos são outros e até o pinóquio se transfigurou, está mais à vontade, desleixou-se com o nariz, que segundo consta cresce todos os dias!
Deixemos estas recordações vagamente senis para falarmos de coisas mais interessantes:
Ficámos então a saber pela imprensa diária que afinal existe uma espécie de conspiração ou negociação de corredor entre o Governo e a CIP para encenar estudos e mais estudos sobre a localização do novo aeroporto, embora a decisão já tenha sido tomada há muito! Parece inclusivamente que se fizeram promessas aos autarcas do Oeste que são agora difíceis de quebrar. E parece também que muitos dos proprietários dos terrenos a expropriar já terão actualizado os respectivos valores matriciais, o que em caso de recuo comportará muita frustração.
Assim quem continua a ficar mal na fotografia é o Governo, que enveredou pelo pior caminho possível, evasivo, esconde-se dos portugueses, anuncia verdades que logo a seguir vem desmentir, governa aos solavancos, e parece unicamente preocupado com as sondagens.
A própria comunicação social, até à data indefectível, começa a dar sinais de impaciência. E desconfiança. O país é o que se sabe, desconfia de si próprio.

Sem comentários: