terça-feira, junho 05, 2007

Foi você que pediu um arguido?

A pergunta faz todo o sentido, é ao mesmo tempo uma marca de suspeição e um pedido de desculpas pelo monstro que criámos.
Mas não vale a pena criar um monstro ainda maior!
De joelhos, a república de Abril faz mea culpa pelo sistema político que engendrou, cuja face visível são os partidos, e desnorteada, entrega-se ao Ministério Público, para que este faça justiça e ponha na ordem o poder político! Uma aventura na república dos juízes, onde se supõe que existem seres incorruptíveis, acima de qualquer suspeita, e que podem por isso julgar os outros livremente! Eu diria mais, que é a velha tentação do regresso às origens, ao assembleísmo, à confusão, à denúncia, à demagogia, que aparece sempre com o desencanto, quando o sistema já não consegue fazer-se respeitar, nem dar-se ao respeito. Depois, todos conhecemos a história – do desencanto ao arbítrio, do arbítrio ao terror, vai um pequeno passo.
Mas afinal onde é que nos enganámos? E porque é que nos enganámos outra vez?
De uma coisa podemos estar certos, os juízes podem até assinar as sentenças, mas na tradição republicana e jacobina quem manda nos juízes são sempre os políticos.

Sem comentários: