domingo, março 04, 2007

Notícias das dez semanas

O país das dez semanas viajou até Santa Comba por causa de um museu! Os ‘lanzudos’, na feliz expressão de um habitante local, não se deram bem com os ares da terra e tiveram que bater em retirada, sempre de cravo na mão, e devidamente enquadrados pela guarda republicana.
Ficámos assim a saber para que serve esta força militarizada: proteger ‘lanzudos’ da justa ira popular!

Outra notícia de grande impacto nacional foi proporcionada pela deslocação do embaixador israelita às Cabanas de Viriato, justamente para explicar a uma entusiástica jornalista da televisão pública qual o apoio que tenciona dar para a recuperação da casa onde viveu Aristides Sousa Mendes. O solar, em evidente mau estado, merece de facto ser recuperado quanto mais não seja em nome do nosso património arquitectónico, e não escapou à minha observação um imponente Cristo crucificado que se ergue no pátio sobranceiro à casa!
Ora bem, é neste contexto e neste local que o país das dez semanas pretende construir mais um museu! Já adivinharam concerteza, do holocausto, pois claro! A seguir talvez descubram que Aristides era afinal judeu, descendente de judeus perseguidos pela Inquisição, e talvez transformem a Capela numa Sinagoga!
Valha-me aqui o Islão.

Para suavizar um pouco as notícias passemos então ao futebol, e para falar de salas de chuto! Desaconselhadas pela ONU, nada nem ninguém consegue demover o partido das dez semanas – sempre de olhos postos no norte da Europa, o Presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência diz que vai mesmo avançar com o projecto!
Pergunto: para quando um museu para embalsamar esta gente?!
E termino com uma constatação: Quem se transformou definitivamente numa sala de chuto foi a televisão pública! Agora até transmite a gala do Benfica!
Enfim, toma uma aspirina que isso passa.

Sem comentários: