terça-feira, fevereiro 06, 2007

Aula de esgrima

Os melhores floretes da cidade enfrentaram-se de novo numa querela inútil sobre o valor da vida que todos os dias desrespeitamos. Depois de algumas escaramuças sem consequências, o mestre de armas do ‘sim’ abriu a guarda quando referiu o verdadeiro combate que ali se travava. Para quem o quis ouvir, Vera Jardim declarou que a moral do estado laico republicano e socialista, não tem nada a ver com os valores que a Igreja Católica defende. Esta, segundo disse, pode até sair da sacristia, mas não vai longe, porque nós não deixamos!
Nós é que detemos o poder, que vocês, os do ‘não’, generosamente nos oferecem, eleição após eleição, de há trinta anos para cá…ou mais. Mesmo quando não havia eleições!
Então não é verdade que foram também vocês, os do ‘não’, que entronizaram este Sócrates, tal como no passado recente tinham entronizado Mário Soares! Então não são vocês que sem medirem as consequências dos vossos actos, votam sistematicamente contra os vossos interesses, e estão sempre disponíveis para atacarem a hierarquia, num anti clericalismo doentio, que afronta a tradição, a história, e os próprios alicerces da comunidade?! O que queriam agora que acontecesse?! Que fizéssemos leis a defender os princípios que aqui vos vejo defender?! Que ingenuidade a vossa!
Assim falou, sem o dizer, o mestre de armas do ‘sim’.
Nesta batalha quase perdida, mesmo que ganhe o ‘não’, apenas uma voz de esperança ressoou vinda dos confins do Império, do Império que nos há-de redimir – Rosário Carneiro, à semelhança do que já tinha sucedido em anterior programa com Pedro Luvumba, exprimiu a lição que espalhámos em séculos de missão por esse mundo fora – pela vida e pela salvação.
O resto é nada.

Sem comentários: