sábado, setembro 17, 2005

Impunidade

O processo da Casa Pia continua a surpreender-nos! Denunciado em pleno Tribunal pelas próprias vítimas dos crimes que terá ou não cometido, Paulo Pedroso continua fora do julgamento!
A juíza Ana Peres, confrontada com a situação, ralha com as vítimas e diz que não pode tomar conhecimento dos crimes públicos ali relatados, porque Paulo Pedroso não consta daquele processo, não sendo por isso arguido!
Este é o terceiro mundo que nos está reservado e só podemos andar satisfeitos com os nossos estimados governantes.
Entretanto, aguarda-se a todo o momento (desde Maio de 2004!) a decisão do recurso sobre o não pronunciamento do antigo ministro da tutela da Casa Pia (o dito Pedroso), mas já se adivinha o veredicto – não existe “matéria” para o levar a julgamento!!!
O afilhado de Sampaio, delfim de Ferro Rodrigues, jovem esperança socialista, pode ficar descansado – a República Portuguesa não julga os seus políticos, pela simples razão de que são eles que fazem as leis, que se nomeiam juízes e que estão por isso acima da lei.
Podem descansar também o Costa, o Lacão, a confraria toda, porque a “ética republicana” que exibem e apregoam não engana – liberdade, igualdade e fraternidade entre eles, para eles e mais ninguém!
Podem ainda descansar os “preocupados” defensores de mais (!) garantias processuais, porque elas, em Portugal, serão sempre infinitas quando se trata de “safar” alguém da quadrilha!
Mas, há sempre um mas, vem agora o advogado Serra Lopes, habilmente, lançar a estratégia da “absolvição geral” e diga-se, tem argumentos!
Depois de considerar, no mínimo, “exótica”, a circunstância de Paulo Pedroso não constar da lista de arguidos no processo da Casa Pia, e no caso provável da Relação decidir novamente não o pronunciar, a “doutrina” absolutória surge cristalina: - se os depoimentos das vítimas não são credíveis para incriminar Paulo Pedroso, então porque é que os mesmos depoimentos das mesmas vítimas servem para incriminar e levar a julgamento todos os outros arguidos?!
Esta a questão caricata e vergonhosa que se desenrola à frente de todos os portugueses de boa fé e que se está a tornar insuportável para o regime em que mal sobrevivemos!
Sampaio pode dizer o que lhe apetecer sobre a reforma das Nações Unidas, que ninguém o ouve, Sócrates pode fazer implodir o que quiser, que ninguém o vê, porque a Casa Pia, para o Bem ou para o Mal, já marcou os seus destinos.

Sem comentários: